quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A oração modelo

 "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o Teu nome. Venha o Teu reino. Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa-nos nossas dívidas assim como temos perdoado aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém." Mateus 6:9-13.
Essa oração que Jesus ensinou aos Seus discípulos é um exemplo, um modelo de como devem ser as nossas orações. Começa com adoração e louvor a Deus, o Pai.

A oração modelo começa com a garantia de que Deus é o nosso Pai, e isso nos motiva a glorificá-Lo. Jesus praticou a oração com regularidade e frequência, e nos ensinou a orar também.
Seu grande objetivo sempre foi reconduzir as pessoas a Deus através da redenção.
A oração do Senhor contém sete petições por bênçãos espirituais e apenas um pedido por necessidades materiais. Precisamos sempre nos lembrar disso. A oração do Senhor revela Jesus Cristo. Com certeza, Nele estão centralizadas todas as palavras dessa oração. Quais são as primeiras palavras?
Pai nosso, que estas nos céus. Foi na cruz que essas palavras se tornaram possível, e logo após a ressurreição Jesus disse: "Subo para meu Pai, e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”. João 20:17. Porém Se penso somente em mim, não posso dizer: PAI NOSSO...
Considere agora a primeira petição: "Santificado seja o Teu Nome". Como tratamos o nome de Deus? Será que O profanamos, utilizando-o desnecessariamente ou de forma desrespeitosa? Isso não se refere só a palavras, mas também aos nossos atos. Porém se não procuro santificar a minha vida, não posso dizer: SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME...
A segunda petição: "Venha o Teu Reino". Porém se confio somente nas riquezas, não posso dizer: VENHA A VÓS O VOSSO REINO..., Deus é nosso Pai, mas Ele é mais. É o Rei do Universo. E o Seu Reino é um reino de glória que está para surgir no futuro, de forma esplendorosa.
Terceira petição: "Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu". Porém se não sei renunciar a nada, não posso dizer: SEJA FEITA A VOSSA VONTADE..., Só o poder de Deus pode nos capacitar a obedecê-lo e fazer Sua vontade. (Judas 24). Porém se não creio na vida eterna, não posso dizer: QUE ESTAIS NO CÉU...
Quarta petição: "O pão nosso de cada dia dá-nos hoje". Jesus é o Pão vivo que desceu do Céu (João 6:51). Portanto, o pão nosso de cada dia não é somente o pão que comemos diariamente, mas é também o alimento espiritual que edifica e fortalece a nossa alma. Porém se não sei repartir o pão, não posso dizer: O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAÍ HOJE...
Quinta petição: "E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores". "Se confessarmos os nossos pecados, ele e fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça." I João 1:9. O Senhor Jesus ainda esclarece mais: "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará." Mateus. 6:14 Porém se não sei perdoar aos outros, não posso dizer: PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO....
Sexta Petição: "E não nos deixes cair em tentação". Também temos que nos lembrar que Jesus foi tentado em todas as coisas como nós, mas não pecou. (Hebreus 4:15).
Sétima Petição: "Mas livra-nos do mal". Jesus venceu a batalha na cruz. "Quando Eu for levantado da Terra, a todos atrairei a Mim." João 12:32. Porém se não fujo do mal, não posso dizer: LIVRAI-NOS DO MAL...

E agora chegamos à última sentença da oração modelo. Ela relembra uma vez mais a grandeza de Deus - que Ele é superior a tudo, portanto mais apropriado para o povo de Deus, do que levantar as nossas vozes em oração, louvando Seu maravilhoso Nome não apenas agora, mas também através dos séculos intermináveis dizendo:
Porque Teu é o Reino, o poder e a glória para sempre, AMÉM.

Ten Edílson Reis – Capelão CBMMS

ANSIEDADE, O MAL DO SÉCULO

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente à interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo (muitas vezes onde a diferenciação não é possível), é distinguida dele pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estimulo teria características mais subjetivas.
A ansiedade é o grande sintoma de características psicológicas que mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular aumento das secreções (urinárias e fecais) aumento da motilidade intestinal, cefaléia (dor de cabeça). Quando recorrente e intensa também é chamada de Síndrome do Pânico (crise ansiosa aguda). Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamada Noradrenalina que é produzida nas Supra-renais, Lócus Cerúleo e Núcleo Amigdalóide.
COMO COMPREENDER A ANSIEDADE?
O nosso Sistema Nervoso Central e a nossa mente necessitam de uma situação de conforto e de segurança para usufruir a sensação de repouso e de bem estar.
Quando a nossa percepção nos alerta para uma situação de perigo a este estado acontece o estado ansioso. Evolutivamente faz muito pouco tempo que saímos dos tempos da caverna, onde os perigos de vida e a necessidade de luta eram uma constante. A excitação do Sistema Nervoso Central vinha como uma forma de estimular o nosso corpo para a luta ou para a fuga.
O que interpretamos como perigo hoje, transcende e muito o perigo de vida biológico. Perda de status, de conforto, de poder econômico, de afetos, amizades, de privilégios, vantagens, de possibilidade de concretizar interesses, de vaidade, são fatores mais do que suficientes em muitos casos para disparar o estado ansioso. Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contacto com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.
A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo e da maneira mais rápida possível. Este movimento mental, na maioria das vezes acaba causando certa confusão mental, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar do perigo o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso. “Mente acelerada é mente desequilibrada”.
Este movimento impulsivo de a mente se acelerar, de precisar ter tudo sob controle, para poder usufruir a sensação de repouso e conforto faz com que ela se excite e se o problema não tiver uma solução mental imediata como o que acontece na maioria dos casos terá a chamada ansiedade patológica, que tende a cronificar e piorar com os anos.
ORIGENS DA ANSIEDADE
A primeira é que a ansiedade poderia ter uma origem genética, ou seja, a pessoa herda de seus ancestrais uma pré-disposição para ter estes sintomas. Nestes casos as manifestações podem ser bastante precoces, sendo a pessoa desde cedo uma criança agitada, às vezes hiperativa, que chora com facilidade e às vezes até com dificuldade de dormir. A ansiedade precoce também pode se manifestar através da avidez de mamar e numa postura mais teimosa e possessiva ainda como criança. A segunda é uma infância carente e problemática onde as dificuldades dos pais, mas principalmente da mãe de passar afeto e suprir as carências afetivas da criança, vão fazendo com que ela vá se sentindo insegura e exposta e vá gravando e condicionando um sentimento de que coisas ruins e sensações negativas podem acontecer a qualquer momento.
A terceira é a dificuldade de incorporar fatos e intercorrências novas ou desconhecidas. O velho ou conhecido sempre traz a sensação de segurança e controle.
O novo por sua vez tem a capacidade de potencializar a sensação de medo no sentido de que algo ruim ou perigoso pode vir á acontecer. É mais ou menos assim, “Tudo que vem de mim é seguro e tudo que vem de fora e não está sob controle é perigoso". É a clássica postura do pessimista, como aquele personagem dos desenhos antigos de TV, a hiena Hardy, amiga do leão Lippy, que sempre dizia “Oh céus, oh vida, oh azar, não vai dar certo!" Traumas de infância, grandes sustos, perdas afetivas ou mesmo materiais também podem desencadear quadros ansiosos importantes, mas não chegariam a ser causas específicas A tentativa de se livrar deste mundo de sensações e sentimentos, que tenha características desequilibradas, desajustadas, são causadoras de vários transtornos.
*1. A ansiedade e um fenômeno democrático, e como podemos entender, conviver e prevenir a ansiedade na nossa vida cristã? Posso afirmar que não é fácil, porém devemos buscar alternativas que nos oriente uma dessas orientações e um artigo de Hernandes Dias Lopes, onde ele faz um paralelo do Livro de Mateus do Novo Testamento no Capitulo 6 Verso 25.
*2 A palavra ansiedade, na língua grega, significa estrangulamento. A ansiedade nos tira o oxigênio, corta o nosso fôlego e nos asfixia. Ela rouba nossas forças, embaça nossos olhos e tira de nós a perspectiva do futuro. A ansiedade é um mal que atinge a todos, pobres e ricos, doutores e analfabetos, homens e mulheres, adultos e crianças. A pressão da vida moderna, a falta de comunicação no lar, o isolamento das pessoas e a ausência da comunhão com Deus abrem a porta para a ansiedade.
Jesus nos alerta a não vivermos ansiosos com respeito ao dia de amanhã, quanto ao que havemos de comer, beber ou vestir (Mateus 6.25). Não administramos o futuro, por isso não podemos sofrer por alguma coisa que ainda está para acontecer. A ansiedade é inútil, pois além de não nos ajudar a resolver o problema amanhã, ela nos enfraquece hoje. A ansiedade é incoerente, pois muitas vezes sofremos hoje por algo que jamais vai acontecer. E se tivermos de enfrentar um problema, a ansiedade nos leva a sofrer duas vezes, pois sofremos antes e quando o problema chega, vamos ter que encará-lo novamente. A ansiedade é um ato de incredulidade. Ficamos ansiosos porque duvidamos que Deus seja poderoso e suficiente para cuidar da nossa vida. Onde a ansiedade se instala a fé não tem mais espaço.
Jesus nos ensina que a criação de Deus é um antídoto contra a ansiedade. Os pássaros não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros, mas Deus os alimenta. Os lírios do campo se vestem garbosamente e eles não trabalham nem fiam, no entanto nem Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles (Mateus 6.28,29). O apóstolo Paulo diz que não devemos ficar ansiosos por coisa alguma, antes devemos apresentar a Deus em oração nossas necessidades (Filipenses 4.6). O apóstolo Pedro diz que devemos lançar sobre o Senhor toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1 Pedro 5.7).
Davi nos ensina a receita para a cura da ansiedade. Ele diz que devemos nos agradar de Deus, sabendo que ele é poderoso para satisfazer os desejos do nosso coração (Salmos 37.4). Temos que ter a coragem de entregar nosso caminho ao Senhor, confiar e descansar nele, sabendo que ele tudo fará por nós (Salmos 37.5,7). O mesmo Deus que está no comando do universo também dirige a nossa vida. Nossas crises não o apanham de surpresa. Ele conhece nossas necessidades antes mesmo que as apresentemos a ele. Nós valemos mais que as aves do céu e os lírios do campo. Ele jamais vai desistir de completar sua obra em nós. Se ele nos permite passar por situações difíceis isso não significa ausência de amor nem falta de cuidado, mas ação pedagógica para esculpir em nós o caráter de Cristo. Deus está trabalhando em nós e nos transformando de glória em glória para refletirmos a imagem do seu Filho. Todas as coisas que se nos vêm são trabalhadas pela providência divina para o nosso bem último e maior (Romanos 8.28). Não deixe seu coração ficar prisioneiro da ansiedade. A Bíblia diz que "a ansiedade no coração do homem o abate" (Provérbios 12.25), mas "o ânimo sereno é a vida do corpo" (Provérbios 14.30). Diz a Escritura: "O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos" (Provérbios 17.22). Descanse em Deus. Tire os seus olhos das circunstâncias e ponha-os naquele que está acima e no controle das circunstâncias. Não entre na caverna da depressão, mas diga à sua própria alma: "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu" (Salmos 42.11). Que conforto para uma alma abatida e triste, porém para isso ser real em nosso vida devemos, reconhecer a grande de Deus.
Fonte: *1 - Dr.Isaac Efraim Médico Psiquiatra formado, Autor do livro “Tudo o que a grande mente capta”, livro que analisa e dá possibilidades de modificação do comportamento.
           *2 - Rev. Hernandes Dias Lopes, Teólogo com Doutorado em Ministério no Reformed Theological Seminary, em Jackson, Mississippi, nos Estados Unidos no período de 2000 a 2001. É conferencista e escritor, com mais de 40 obras publicadas.



Por: Edilson dos Reis – Tenente Capelão CBMMS

Difícil convivência, porém necessária.

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo esta situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente.

Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que forneciam calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros. Voltaram a morrer congelados e precisavam fazer uma escolha:

Desapareceriam da face da Terra ou aceitavam os espinhos do semelhante.

Com sabedoria, decidiram voltar e ficar juntos.

Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que uma relação muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro e conseguiram sobreviver.

Conclusão:

O melhor grupo não é aquele que reúne membros perfeitos, mas aquele onde cada um aceita os defeitos do outro, num processo diário de maturidade espiritual.


“Para Deus todas as coisas são possíveis”. Mateus 19, 26.

Que Deus abençoe a todos,
Amém.

Capelão Edílson dos Reis

UMA HISTÓRIA QUE TODO CHEFE DEVE LER...

     Um açougueiro estava em sua loja e ficou surpreso quando um cachorro entrou.
     Ele espantou o cachorro, mas logo o cãozinho voltou. Novamente ele tentou espantá-lo, foi quando viu que o animal trazia um bilhete na boca.
     Ele pegou o bilhete e leu: - 'Pode me mandar 12 salsichas e uma perna de carneiro, por favor. Assinado: Ele olhou e viu que dentro da boca do cachorro havia uma nota de 50 Reais.
     Então ele pegou o dinheiro, separou as salsichas e a perna de carneiro, colocou numa embalagem plástica, junto com o troco, e pôs na boca do cachorro.
     O açougueiro ficou impressionado e como já era mesmo hora de fechar o açougue, ele decidiu seguir o animal.
     O cachorro desceu a rua, quando chegou ao cruzamento deixou a bolsa no chão, pulou e apertou o botão para fechar o sinal. Esperou pacientemente com o saco na boca até que o sinal fechasse e ele pudesse atravessar a rua.
     O açougueiro e o cão foram caminhando pela rua, até que o cão parou em uma casa e pôs as compras na calçada. Então, voltou um pouco, correu e se atirou contra a porta. Tornou a fazer isso. Ninguém respondeu na casa.
     Então, o cachorro circundou a casa, pulou um muro baixo, foi até a janela e começou a bater com a cabeça no vidro várias vezes. Depois disso, caminhou de volta para a porta, e foi quando alguém abriu a porta e começou a bater no cachorro.
     O açougueiro correu até esta pessoa e o impediu, dizendo:
     -'Por Deus do céu, o que você está fazendo? O seu cão é um gênio!'
     A pessoa respondeu: - 'Um gênio? Esta já é a segunda vez esta semana que este estúpido ESQUECE a chave!!!'

Moral da História:

“Você pode continuar excedendo às expectativas, mas para os olhos de alguns, você estará sempre abaixo do esperado”.

Qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe o poder.

Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic.

Quem conhece os outros é inteligente. Quem conhece a si mesmo é iluminado.
Quem vence os outros é forte. Quem vence a si mesmo é invencível

PENSE NISSO!

RIC - REGISTRO ÚNICO DE IDENTIDADE CIVIL

FUNDADOR DO COMANDO VERMELHO

400 contra 1 - (trailer oficial) Como surgiu o Comando Vermelho

Jornalista demitida

Miss Burra não é um Pleonasmo? Miss Teen EUA 2007

Respostas Burras

Top Five: Ronnie Von fala sobre a celulite

REAJUSTE - Vc acredita?

Sexta-feira , 17 Dezembro, 2010
REAJUSTE PARA AS FORÇAS ARMADAS - APESAR DO ORÇAMENTO APERTADO
A sinalização da equipe econômica é no sentido de apertar o cinto e cortar gastos da União no primeiro ano do governo Dilma Rousseff. Mas nos bastidores em torno da permanência do ministro Nelson Jobim à frente das Forças Armadas costura-se um reajuste para remuneração de oficiais e praças em 2011 ou mais tardar para 2012, sendo anunciado já no ano que vem.
O aumento (de pelo menos 4,49%) viria para equiparar vencimentos das Forças Armadas aos da Polícia Federal (PF). Cada vez mais próximos no patrulhamento de fronteiras e até mesmo em ações urbanas, como a pacificação do Morro do Alemão, no Rio, homens da PF e militares das Forças Armadas têm essa diferença remuneratória, quando se leva em consideração soldo mais adicionais. Esse tem sido um dos argumentos para liberação de reajuste em tempos de orçamento apertado. Os efeitos dele na remuneração dos quartéis podem ser conferidos ao lado.

Posto ou Graduação Remuneração atual Equiparada
Almirante-de-Esquadra                       18.853,27    -   19.699,82
Vice-Almirante                                    17.781,95    -   18.580,40
Contra-Almirante                                16.724         -    17.474,48
Capitão-de-Mar-e-Guerra                  13.714         -    14.329,89
Capitão-de-Fragata                             12.576        -    13.141,06
Capitão-de-Corveta                            11.528        -    12.045,80
Capitão-Tenente                                 8.434           -    8.812,82
Primeiro-Tenente                                7.344         -      7.673,63
Segundo-Tenente                                6.371     -         6.657,14
Guarda-Marinha                                  5.859        -     6 .121,78
Aspirante (último ano)                         1.017,91    -  1.063,62
Aspirante (demais anos)                      817,64      -   854,35
Al. Colégio Naval (último ano)             740,64     -   773,90
Colégio Naval (demais anos)               730,59     -    763,39
Aprendiz-Marinheiro                           685,94     -    716,74
Suboficial                                            5.863     -      6.126,33
Primeiro-Sargento                               4.971      -    5.193,85
Segundo-Sargento                               4.145     -     4.330,89
Terceiro-Sargento                               3.260      -    3.406,09
Cabo (engajado)                                 2.105       -   2.199,84
Taifeiro de 1ª Classe                           1.972        -   2.060,17
Taifeiro de 2ª Classe                           1.586        -   1.656,77
Marinheiro (especializado)                   1.291        -   1.348,79
Marinheiro (não especializado)            1.208,76   -   1.263,04
Cabo não engajado                             612,65      -   640,16
APERTADO 2
RESERVISTAS INCLUÍDOS
O aumento linear - incluindo reservistas e pensionistas - vai prevalecer sobre o retorno do auxílio moradia e dos anuênios, cujos estudos sobre impacto financeiro já estão, inclusive, concluídos. Comandantes militares são contrários a ganhos só para pessoal em atividade.
<<<<<<<<<<<<
APERTADO 3
28,86%
Praças e oficiais até capitão de corveta levarão ainda a diferença da vantagem de 28,86% (garantida por decisão do Supremo Tribunal e pela Súmula 47 da AGU). Essa diferença se complementará ao reajuste linear, mas ainda depende de projeto de lei e aprovação do Congresso.
<<<<<<<<<<<<
APERTADO 4
DE 1993 A 2000
A proposta dos 28,86% prevê pagamento de atrasados do período entre 1º de janeiro de 1993 e 29 de dezembro de 2000. Seguindo a lógica do reajuste, atenderá reservistas e pensionistas. Virá em parcelas e, como depende de orçamento, o início do pagamento deve ficar para 2012.

Quarta-feira , 29 Dezembro de 2010.
.

Consciente, Caldeira sonha com o pódio na São Silvestre

As esperanças de vitória brasileira na São Silvestre deste ano parecem mesmo se concentrar em Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da prova (2003 e 2005) e da Maratona de Nova York (2006 e 2008). O brasileiro com o segundo currículo mais expressivo, o mineiro Franck Caldeira, não se considera dentro do bloco dos favoritos.

"Já avisei à diretoria do Cruzeiro (seu clube) que a vitória na São Silvestre neste ano é impossível. Sou um atleta que tem os pés no chão e avalio que vencer essa prova é consequência de um trabalho bem feito ao longo de todo o ano e 2010 para mim foi perturbado", afirmou o corredor, que perdeu a mãe recentemente.

A sétima colocação na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, no início deste mês, afetou a confiança de Franck. "Quando venci a São Silvestre, em 2006, vinha de vitórias na Meia-Maratona do Rio e na Pampulha. Eu voei nessas duas provas. Neste ano não foi assim", comparou. Franck não completou a São Silvestre no ano seguinte, tampouco no ano passado. Em 2008, correu todo o trajeto de 15 km, mas terminou longe do pódio.

Ficar entre os cinco primeiros é a meta do corredor de 28 anos agora. "Este não é o ano em que estou mais bem preparado, mas aquele em que estou mais consciente. Nos anos anteriores eu falei em vitória, mas não administrei bem a pressão da imprensa e da torcida. Um pódio é o resultado que vai me fortalecer para a próxima temporada, quando vou defender a medalha de ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos (em outubro, em Guadalajara, no México)".

O realismo é compartilhado pelo técnico de Franck, Alexandre Minardi. Em sua opinião, o vencedor da São Silvestre de 2006 pode aspirar a um lugar no pódio, mas não ao mais alto. Por outro lado, ele considera que são altas as chances de Marilson. "Se não vier nenhum corredor da Eritreia, acho que as chances de o Marilson vencer são de 110%", declarou o treinador.

Na listagem oficial não há registro de nenhum corredor da Eritreia, país que se tornou independente da Etiópia em 1993 e vem registrando impressionantes resultados no atletismo. O pelotão de elite africano da prova masculina é formado por seis quenianos, dois marroquinos, um etíope e um tanzaniano.

Franck, que gosta de ser chamado de "queniano branco", foi vice-campeão da Meia-Maratona do Rio de Janeiro, em agosto, e venceu a primeira edição da Maratona Maurício de Nassau, no Recife, no mês passado. Já Marilson se apresentou em ótima forma na Sargento Gonzaguinha, no início deste mês, impondo quase dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, Israel dos Anjos.

A maior ameaça a Marilson parece vir do queniano James Kipsang Kwambai, bicampeão da São Silvestre (2008 e 2009) e dono da segunda melhor marca de todos os tempos na maratona (2h04min27). Outro forte concorrente é seu conterrâneo Duncan Kibet.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,consciente-caldeira-sonha-com-o-podio-na-sao-silvestre,659467,0.htm

Ganhador da Mega da Virada terá um salário de R$ 1,2 milhão por mês

Ano-novo, vida nova. Tempo de desejar melhorias e fazer planos para o próximo período. Se a data por si só já provoca tanta expectativa, imagine ter 190 milhões de motivos a mais para sonhar? Na sexta-feira, último dia de 2010, a Caixa Econômica Federal vai sortear o maior prêmio da história da loteria.

Se apenas uma pessoa estiver com o bilhete premiado da Mega-Sena da Virada, terá em 2011 um rendimento mensal de R$ 1,2 milhão, sem precisar fazer nada para isso. Basta depositar a dinheirama na poupança. A possibilidade de se tornar milionário com o jogo é de uma em mais de 50 milhões. Ela aumenta de acordo com a quantidade de dezenas marcadas — o mínimo são seis. Quem, por exemplo, escolher 15 números terá 5 mil chances a mais de ser o sortudo da vez. Em compensação, terá que desembolsar milhares de reais em vez de R$ 2, valor de uma aposta simples.

Ainda assim, cerca de 90% dos jogos registrados são apostas de seis dezenas. O servidor público Eli Alves Rodrigues, 52 anos, está dentro da estatística. Ele tem o hábito de fazer só jogos simples e marcar um número maior de volantes. Mas, para não “avacalhar” com a sorte, Eli traçou uma estratégia original. “Guardei os palpites de 2009 em uma gaveta do trabalho para apostar novamente em 2010”, afirma, exibindo o bilhete antigo. “Jogo de ano em ano. Eu quero acumular a sorte e ganhar muito de uma vez só”, explica a teoria. Caso se torne milionário em 2011, o morador do Gama já sabe o que fazer com tantas cifras. “Vou comprar um avião e conhecer todo o planeta.”

Arrecadação
Até a última segunda-feira, a Caixa Econômica Federal tinha arrecadado R$ 191 milhões em jogos, o que representa 95,5 milhões de apostas. E o número tem aumentado consideravelmente a cada dia. O alto valor do prêmio, estimado em R$ 190 milhões, tem levado muitos sonhadores às casas lotéricas. Ontem, pela primeira vez na vida, a psicóloga Eliane Alves Borçari, 44 anos, decidiu fazer uma “fezinha”. “Nunca tinha jogado. Mas me deu uma vontade de tentar começar diferente o ano, com uma nova história e muitos milhões no bolso”, conta. Quando indagada sobre o que faria com tanto dinheiro, não soube dizer. “Acredita que eu ainda não parei para pensar nisso?”

Segundo a professora de matemática da Universidade de Brasília (UnB) Chang Chung Dorea, a probabilidade de ganhar o prêmio da virada é igual à dos jogos regulares da Mega-Sena: 1 em 50 milhões. “A única diferença é que a chance de haver um ganhador é maior porque há mais apostadores”, comenta. Além disso, a bolada não acumula. Se ninguém acertar as seis dezenas sorteadas, ganha quem acertar cinco, e assim sucessivamente.

O sorteio da Mega-Sena da Virada será realizado a partir das 20h de 31 de dezembro, sexta-feira. O concurso será transmitido ao vivo pela televisão. As apostas estão abertas até as 14h do último dia do ano.


“Fortuna leva fortuna”

Ciente da boa oportunidade de fazer jus ao sobrenome, o aposentado Delamar Fortuna, 62 anos, não perdeu tempo e fez 12 apostas na manhã de ontem. Morador de São José dos Campos (SP), Fortuna veio para Brasília passar as festas de fim de ano com a família e pretende voltar para casa com o bolso recheado. “No primeiro dia de 2011, o jornal vai publicar: ‘Fortuna leva fortuna’”, diz, confiante.

O aposentado escolheu um bom lugar para tentar a sorte. Historicamente, os moradores do Distrito Federal ganham e, consequentemente, gastam mais na Mega-Sena em relação ao restante do país, segundo informações da Caixa e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só em 2008, foram 42 milhões de apostas na capital — um gasto aproximado de R$ 30,50 por pessoa. Desde 1998, os 17 prêmios destinados a Brasília somaram R$ 178.951.423,04. Em 2009, um morador do DF foi contempaldo com o prêmio da Mega-Sena da Virada. O brasiliense sortudo dividiu o montante de R$ 144, 9 milhões com um paulista de Santa Rita de Passa Quatro.

Há anos, Delamar Fortuna usa a mesma tática para escolher os números da sorte. “Os meus palpites são as datas de aniversário dos meus familiares”, abre o jogo. Ele tem quatro irmãos, e os números que sobram saem das sugestões da mãe. Até hoje a estratégia não deu certo, mas o apostador não perde as esperanças. “Quem sabe não volto para São Paulo milionário?”, espera.

Por Mariana Sacramento, do Correio Braziliense

Em algum lugar por aí..........