quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

BRIGADAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO EM CUBA, UM ENCONTRO DE SOLIDARIEDADE


Por Aline de Castro Neves Vieira 31/05/2004 às 01:38

Texto que aborda uma forma específica de se conhecer "la Isla" de Cuba e a vida dquele povo que resiste há 45 anos a todo e qualquer ataque à sua soberania. As Brigadas de Trabalho Voluntário em Cuba, que reunem anualmente delegações de vários países, são uma verdadeira experiência revolucionária.


BRIGADAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO EM CUBA - UM ENCONTRO DE SOLIDARIEDADE

Pode-se conhecer a mais bela ilha do Caribe como turista, hospedando-se em um belo hotel, desfrutando das belezas azuis do Mar do Caribe enquanto se saboreia o delicioso run cubano e se aprende a dançar a salsa e o merengue.

É um "programão", nem duvide. Mas se o que se procura é viver a experiência de compartilhar com o aquele povo durante quinze dias, as dores e as delícias de ser cubano, é através de uma Brigada de Trabalho Voluntário que esse fim é alcançado.

As Brigadas são uma iniciativa do governo revolucionário cubano para aproximar pessoas (de todos os países do mundo) da ilha e de seu povo. São 15 dias de convivência, de participação em palestras conduzidas por vários representantes de setores da organização política e social de Cuba (Federação de Mulheres Cubanas, Federação de Estudantes Universitários, Comitês de Defesa da Revolução, Federação de Trabalhadores, Comitês de Defesa dos Direitos Humanos). Também são organizadas visitas a ELAM (Escola Latinoamericana de Medicina) e à ELAD (Escola Latinoamericana de Desportes) onde mais de 500 jovens brasileiros estudam com colegas de vários países de língua latina e, juntos, têm a oportunidade , não só de receber uma formação profissional de qualidade indiscutível, como de ser preparados para exercer a função de agentes multiplicadores desses conhecimentos. Sempre orientados para a implantação e o desenvolvimento de projetos de amplo alcance social e de sustentabilidade ambiental e econômica.

As Brigadas de Trabalho Voluntário também promovem visitas a escolas de crianças , de arte, vários museus (de La Revolución, de la Batalla de Idéas, de Playa Girón, etc), hospitais, cidades, praias (paradisíacas, tanto do Mar do Caribe como do Atlantico Norte). Também se conhece La Habana, a capital de Cuba e cidade onde está o famoso "Malecon" , o "calçadão de Copacabana" do povo cubano. Inesquecível... São várias as atividades culturais e turísticas vividas em Cuba como brigadista, durante os 15 dias de permanência en "La Isla". Mas, certamente, descrevê-las uma a uma, não retrataria o impacto que é viver essa experiência absolutamente revolucionária de pertencer a delegação do Brasil em solo cubano em uma Brigada de Trabalho Voluntário... Ser um brigadista, é se fazer presente em solidariedade, em fraternidade, em comunhão com as dificuldades e o esforço para superá-las durante as manhãs de trabalho nos "labores agrícolas". É fazer amigos queridos entre os companheiros das delegações dos outros tantos países que lá estão a compartilhar essa vivência. É estar presente e se fazer presente para tudo que se faça necessário. É querer fazer muito mais do que se é solicitado; somente pela felicidade de saber ter contribuído para o produto final dessa empreitada que, em Cuba, é sempre a ampliação do bem estar a um maior número de pessoas. É viver essa experiência humana e social da maior importância, através da doação pura e simples da própria força de trabalho. Um trabalho que não é orientado para o benefício individual, como produto final e valor maior - muitas vezes, único. Não é um trabalho feito para acumular dinheiro e poder de compra daquilo que deveria ser do acesso e de direito de todos. O trabalho, na Cuba Socialista, é antes, uma ferramenta na construção de melhores condições de vida para a maior quantidade possível de pessoas de todos os povos e países do planeta. Não é um trabalho para produzir privilégios a poucos, a partir de um desenvolvimento tecnológico do qual só os donos de dinheiro podem se beneficiar. Mas um trabalho que produz mais justiça social, visando sempre a inclusão de um contingente maior de pessoas às condições mínimas de segurança, saúde, educação, lazer, felicidade.

Mas, nem só de trabalho vive um brigadista, claro! Temos as festas! E que festas danadas de boas! As festas no Campamento Internacional Julio Antonio Mella (CIJAM), onde as delegações de todos os países participantes da Brigada ficam alojadas. À noite, com muita música de cada país e , sempre, a deliciosa salsa cubana... E há também as festas que são programadas pela direção do ICAP (Instituto Cubano de Amistad con los Pueblos), anfitrião das delegações. A festa de despedida, na última noite em Cuba, promovida por todas as delegações, regada a muita emoção e choradeira, quando cada país prepara pratos típicos, apresentação de danças, músicas, corais, coreografias folclóricas . É quando todos os brigadistas, agora "companheiros" para sempre, trocam bandeiras nacionais, objetos pessoais, endereços, retratos, emails e promessas de um dia voltar a se encontrar...

Trabalho, palestras, visitações guiadas, passeios, festas, dias livres para conviver com o povo cubano e os companheiros dos países participantes, intercâmbio de informações e experiências de vida, são um pouco do que se vive em uma Brigada de Trabalho Voluntário em Cuba. Um pouco que já é suficiente para deflagrar uma profunda identificação com os ideais revolucionários de se construir um mundo humanamente possível. Um mundo de todos os povos do mundo. Um mundo certamente bem melhor.


Aline de Castro Neves

(XI BRIGADA/ Janeiro, 2004)


Centro Cultural Latino Americano Ernesto Che Guevara

Rua Regente Feijó, n.49 Centro Rio de Janeiro/Brasil

Tel.: 55 (21) 3852 7560



x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=x=

A Brigada Voluntária Brasileira, foi criada em 18/04/2000 por josé Luiz Miranda Bastos, é civil, voluntária com fundamentação na Lei Federal nº 9.608/98, não tem fins lucrativos, sem vínculação política ou religiosa. Atua nas áreas Social, Cidadania, Direitos Humanos,Cultural Musical, Liberdades Individuais,Segurança Pública, Meio ambiente e Ecologia,Crianças e Adolescentes,Terceira Idade e Portadores de Necessidades Especiais,Civismo e Soberania Nacional. Atende as Comunidades menos beneficiadas pela sorte nas áreas periféricas do Município de Nova Iguaçu/RJ e adjacencias.Seu CNPJ nº 03.877.328/001-89 e é reconhecida de Utilidade pública Municipal através da Lei Municipal nº3.667, de 18/07/2005.Não recebe nenhuma subvenção ou ajuda oficial do Município , Estado ou União. Manteve 1500 menores com idades entre 6 á 17 anos incompletos oriundos de Famílias de baixa renda e durante 8 meses distribuiu á Familias carentes cerca de 1800 sacolas de complementos nutricionais por semana. Atualmente atravessa momentos dificeis em razão da falta de recursos financeiros para a manutenção dos projetos implantados e se encontra sem energia elétrica em sua Sede localizada á Av. Henriqwue Duque Estrada Mayer- 2982, Bairro Parque Flora, Nova Iguaçu, RJ, CEP-26.041-050.

 
 
.

6 aplicativos para tirar o máximo dos serviços do Google

Acha que o Gmail já tem de tudo? Que Outlook e Google não se entendem? Que privacidade é uma causa perdida? É hora de conhecer alguns apps.


É bastante provável que, assim como a maioria dos internautas, você use vários recursos do Google para dar conta de suas aventuras digitais. Seja com o Calendar, o Gmail ou até os práticos aplicativos Google Docs, sua esperança de que um dia esses serviços ofereçam mais do que já provêm não cessa jamais.



Saiba que seu desejo é uma ordem. Montamos uma relação com alguns downloads rápidos e práticos para facilitar o seu dia-a-dia.



1. Turbine seu Android

O seu smartphone Android é uma extensão de seu PC e assim merece ser usado. Às vezes, você encontra uma página na internet que gostaria muito de poder revisitar mais tarde em seu smartphone.



Possivelmente isso significa copiar a URL do site em questão, colar esse endereço em uma mensagem de email e enviá-la para você mesmo. Mais tarde, quando quiser ler essa página, terá de acessar seu cliente de email a partir do gadget para ir até onde está a informação que espera.



Bem, esse é apenas um dos jeitos e, diga-se de passagem, não é o mais prático deles. Apresentamos o Chrome to Phone, uma extensão para o browser da Google.



Com esse aplicativo instalado, basta encontrar a página na web e, se desejar, chamar a extensão instalada no navegador. O Chrome to Phone se encarrega de enviar a URL pretendida até seu celular.



Mas (sempre tem um mas desses, não é?) é necessário ter instalada a versão Android 2.2, vulgo Froyo, no smartphone, além de instalar também o Chrome to Phone no aparelho Android.



2. Gmail e Outlook juntos, numa boa

Sim, as empresas Google e Microsoft enfrentam-se numa guerra feroz e, às vezes, pouco elegante. O negócio é não ser vítima dessa falta de entendimento. O Outlook não se dá bem quando é chegada a hora de se comunicar com o Gmail, com o Google Docs, com o Calendar ou com o Contacts. Mas isso está a um download de acabar.



Quem usa o Outlook e os Google Docs pode e deve baixar o Harmon.ie for Google Docs. Trata-se de uma barra lateral que se instala em seu Outlook e exibe o conteúdo de suas pastas no Google Docs.



Se desejar acessar os arquivos para editar, basta clicar. A ferramenta permite, ainda, fazer upload de arquivos diretamente em seu diretório do Docs, buscar por conteúdo de documentos do Google a partir da interface do Outlook e outras facilidades a mais.



Se achar que a única solução para viver em paz requer a união entre o Google Calendar e o Outlook, experimente usar o CompanionLink, de graça por algum tempo. Depois disso, poderá ser seu por 40 dólares.



O pacote irá sincronizar os dois calendários e combinar os contatos das agendas digitais.



3. Ei, meus dados não

O alcance da Google dentro da web é algo monstruoso. Isso causa certo desconforto em algumas pessoas, temerosas ante a possibilidade de o Google saber demais sobre os usuários.



Mas, antes de tudo, saiba que não é necessário sequer passar pelo site de buscas para ter seus dados gravados. Para tal basta entrar em um website que tenha instalado os recursos Adsense ou o Google Analytics – esses dois sujeitos se encarregam de gravar quem, ou pelo menos, o que, você é.



Se você gosta do browser Firefox, conheça Google Alarm, uma plugin para o neto do Netscape e voltado a informar sobre a transmissão de qualquer pingo de informação para o dono de um site ou para o Google.



O Google Alarm irá soar um alarme avisando que tem dados seus indo parar noutro lugar. O programa também exibe que serviços do Google o site usa e compara essa informação com o resto dos sites que visitou.



Apesar de não barrar a transmissão das informações que sua máquina envia, você saberá exatamente o que aconteceu. Serve, assim, para te avisar o que acontece debaixo do mouse pad.



4. Um Gmail melhor que o original

Se você já gosta do Gmail mas acha que poderia ficar ainda melhor, conheça o Better Gmail 2. Ele traz uma série de recursos que fazem falta no webmail de Eric Schmidt.



Um desses incrementos é exibir, na forma de ícones, o tipo do anexo. Outro, para lá de interessante, consiste em agrupar as mensagens de mesma tag em grupos que remetem a uma pasta. O Better Gmail 2 também elimina a incômoda janela de chat. Melhor de tudo é o preço. NADA.



5. Chegou e-mail para você

À espera de novas mensagens quando, sem querer fechou a janela do Gmail? Não se desespere. O Spiffy veio justamente para desobrigá-lo a monitorar mais uma aba em seu navegador.



Localizado na bandeja do sistema, o Spiffy notifica o usuário acerca de novas mensagens quando chegam na caixa de entrada do Gmail. É mais um aplicativo sem custo algum.



6. Um Instant Search para o Gmail

E quando achávamos que nada seria mais rápido que o Google quando o assunto são as buscas, eis que chega o CloudMagic.



O programa, uma extensão para os navegadores Chrome e Firefox realiza o antes impensável: vasculha o interior de sua conta Gmail mais rápido que o próprio Google.


Semelhante ao Google Instant, o CloudMagic exibe os resultados enquanto você digita.

(Preston Gralla)
FONTE: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/15/google-6-aplicativos-para-melhorar-o-que-ja-parecia-perfeito/

Cuba celebra a chegada de solstício de inverno

.
Entusiastas da astronomia vão apreciar o céu nocturno de inverno com telescópios no Planetário do centro histórico de Havana, no dia 21, durante a noite mais longa do ano.


A chegada do solstício de inverno no hemisfério norte será comemorado por pedestres, visitantes e turistas em Havana Velha, quens também têm a oportunidade de observar os planetas mais brilhantes.

Dedicada ao primeiro aniversário da instituição científico-cultural, o programa inclui uma palestra interativa com crianças e jovens sobre a data astronômica e uma visita com guia ao Salão do Universo.

Como um prelúdio para as festas, os especialistas do Instituto de Astronomia Geofísica oferecerão uma conferência sobre o próximo eclipse total lunar visível de Cuba, que acontecerá no mesmo dia 21, coincidindo com o solstício de dezembro.

Localizado na Praça Velha, o planetário apresenta uma biblioteca de gráficos de computador astronômico, um espaço de teatro com capacidade para 65 pessoas, jogos interativos e uma experiente equipe de astrônomos e físicos, que operam os equipamentos.

Palestras didáticas e audiovisual sobre fenômenos astronômicos estão entre as principais propostas que procuram aproximar as crianças e jovens para o conhecimento dessa ciência.

FONTE: http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=247211&Itemid=1



Nova Enciclopédia Cubana


Cuba tem sua versão da WikiPedia

- Por indicação de um primo, muito querido:

Cuba tem sua versão da WikiPedia


Cuba ganhou sua própria WikiPedia. Chamada de EcuRed, o serviço oferece informações específicas sobre diversos assuntos, que vão desde a política, até informações geográficas do país.


A enciclopédia poderá ser acessada por certa de 1,6 milhão de cubanos com acesso a internet, que na maioria dos casos utilizam uma intranet de sites aprovados pelo governo local. As autoridades também culpam o embargo comercial imposto há quase meio século pelos Estados Unidos por sua baixa taxa de conectividade.

A entrada sobre os EUA na EcuRed que o país "se caracteriza historicamente por fazer uso da força contra outras nações e países de territórios e recursos naturais para colocá-los a serviço de suas empresas e monopólios".

Entre outros artigos, há informações completas sobre Fidel Castro, seu irmão Raúl e até informações sobre a fauna local. Não há menção, porém, das reformas econômicas recentemente introduzidas no país.



Para visitar o site, acesse http://www.ecured.cu/  Só não ligue para o sufixo do endereço.


.

Em algum lugar por aí..........